No verão de 1971 o Centro de Estudos Júlio Verne nasceu oficialmente na cidade de Diadema/SP. Um grupo de intelectuais se reuniu para construir e realizar um sonho para a cidade de Diadema: a primeira escola particular da cidade. O projeto envolvia uma perspectiva visionária, um conceito inovador de educação na região, para conceber mais que uma escola, mas um Centro de Estudos. Em meio à construção das edificações do nosso primeiro prédio da Avenida Nossa Senhora das Vitórias, entre os últimos retoques e acabamentos, a fundadora Elsa Maria Pereira Medeiros realizava matrículas naquele verão de 1971/72. No mês de março de 1972 iniciou o ano letivo. Como diz a música de Tom Jobim, as aulas começaram na nossa Unidade 1, mesmo com as obras ainda sendo finalizadas em meio às fortes chuvas:

É o mistério profundo, é o queira ou não queira; É o vento ventando, é o fim da ladeira; É a viga, é o vão, festa da cumeeira; É a chuva chovendo, é conversa ribeira; Das águas de março, é o fim da canseira […] São as águas de março fechando o verão; É a promessa de vida no [meu] coração […] É uma cobra, é um pau, é João, é José; É um espinho na mão, é um corte no pé; São as águas de março fechando o verão; É a promessa de vida no [meu] coração.

Interessante notar, que a visão do grupo de intelectuais de 1971 permanece. A essência do Júlio Verne, de se estabelecer como um Centro de Estudos e Pesquisa permanece.

Em 1991 o Prof. Dr. Alexandre Medeiros – Pós-Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – FEUSP, passou a integrar “apaixonadamente” a Direção Acadêmica do Centro de Estudos Júlio Verne. Como diz a música, educação é sempre uma “promessa de vida no coração”.

Em 2004 recebemos o Certificado de Qualidade – ISO 9001 – ABNT. Nós nos tornamos uma instituição de ensino com Gestão Certificada e Verificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, Anualmente recebemos consultores dessa instituição para avaliar nossa gestão, nossos métodos de administração e a qualidade de nosso atendimento e serviços.

Em 2010 recebemos um importante reforço na Direção Geral, com mais de 23 anos de experiência como executiva do mercado fianceiro, Marcia Saggio (Economista da PUC-SP; Pedagoga – FPSJ e Especialista em Finanças – IBMEC), assume a Direção Geral com a missão de viabilizar intelectualmente e financeiramente o crescimento e desenvolvimento dessa renomada instituição.

Em fevereiro de 2013, nosso Centro de Estudos, seguindo o estilo dos espaços off-broadway, inaugurou o Centro Cultural Júlio Verne, começando a oferecer aulas e cursos nas mais diversas linguagens artísticas, e organizando anualmente espetáculos teatrais arrojados e criativos.

Em dezembro de 2015 estabelecemos uma importante parceria com o Centro de Estudos e Pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – CEMOROC – FEUSP, para promover a formação de professores.

Em fevereiro de 2017 nos tornamos a primeira instituição de ensino de Diadema a se tornar membro da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO.

Em novembro de 2018 os artigos do nosso projeto de Iniciação Científica do Ensino Médio começaram a ser aceitos em revistas científicas – Coepta – USP.

Em janeiro de 2019 nos licenciamos TED – Technology, Entertainment, Design (TED Ed. Student Talks), para dar voz às pesquisas de Iniciação Científica dos nossos alunos e alunas em formato de palestras.

Em abril de 2019, após uma ampla pesquisa de toda equipe pedagógica, publicamos nossa “Metodologia de Ensino Humanista e Humanitária” em Revista Científica da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP & Universidade do Porto – Portugal.

Em 2020, com a pandemia, iniciamos o tríplice apoio pedagógico. Atualmente comandado por Lígia Dias (Mestranda em Educaçao pela Universidade Federal do Estado de São Paulo – UNIFESP) na Direção de Coching e Inovação, como responsável pela formação continuada dos professores e pela aplicação da Metodologia de Ensino Humanista e Humanitária, com Maíla Ruiz (Pós-Graduação em Psicanálise e Psicologia), que harmoniza o relacionamento entre pais, mães e a escola e com Vivian Ventura (Pós-Graduação em Psicopedagogia e Neurociências) na Orientação Educacional organizando a vida estudantil dos alunos e alunas na escola, atendendo cada jovem em suas mais diversas questões e coordenando o Grêmio Estudantil JV.

Em 2022 implantamos aulas de inglês em todos os dias da semana desde Educação Infantil até Ensino Médio.

Em 2023, Salvatore Saggio, estudante dos anos finais de Direito da PUC-SP, passou a comandar a Direção de Planejamento Estratégico e Marketing.

Em 2023/24, nossa Unidade I da Av. Nsa. Sra. das Vitórias, 391 foi totalmente reformada e adptada para Educação Infantil e Fundamental I. Concomitantemente nossa nova Unidade II da Av. Alda, 549, começou a funcionar com um novo conceito em educação para Fundamental II e Ensno Médio período integral.

Hoje nos demos conta de que mais de 50 anos já se passaram desde aquele verão de 1971. Nossa alegria é que nunca deixamos de estudar, pesquisar, aprender, crescer e construir a cada ano “Um Novo Conceito em Educação”. Nossas Unidades I e II refletem desde a concepção do projeto, nossa Metodologia de Ensino Humanista e Humanitária. Os laboratórios de nossas duas unidades, também refletem a investigação científica desde as primeiras letras até o vestibular. Nesse sentido, a fim de humanizar o ambiente educacional, criamos nas Unidades I e II, espaços de convivência, com áreas para estar, adotamos portas, divisórias de vidros transparentes em todos os ambientes, para promover a sensação de amplitude e liberdade.

Buscamos com esses movimentos, resgatar a Skholè (σχολή) na escola, despertar o ócio criativo, recuperar o tempo livre do saber, recriar asas para o aprendizado de diversos saberes, romper as barreiras do tempo e do espaço. Da mesma forma, todas nossas as salas de aula e laboratórios, são climatizados para aumentar o conforto e bem-estar de todos. Afinal, Skholè deve ser um tempo de alegria, tranquilidade e paz. A nova paleta de cores da escola trouxe suavidade e criatividade para o aprendizado. Os refeitórios, os espaços para atividades em grupo, corredores, halls, pátios e escadas, se transformam em espaços de bem-estar, conviver e estudar.

A partir da etimologia da Skholè (σχολή), onde a raiz grega da palavra escola denota primariamente lazer (VINE; UNGER; WHITE, 2004, p. 608), buscamos através de nossa metodologia humanista e humanitária, resgatar a na escola. Através da pedagogia da admiração, do mirandum, ou seja, do espanto admirativo, incentivamos a percepção no cotidiano, do incomum e não diário, eis o princípio do filosofar, o início do aprendizado, do encantamento com o saber. Essa admiração se assemelha à poesia (LAUAND, 2011).

A poetisa brasileira Adélia Prado diz: O poder humanizador da poesia começa por explicar que poesia aqui representa todas as formas de arte. É a força da arte que faz com que abramos nossos olhos para a maravilha da Criação, a maravilha da experiência humana que nos aguarda […] Como quando um dia, num caminho habitual, você se espanta com algo – uma casa, uma obra, uma coisa – que já tinha visto muitas vezes – “Que beleza! Eu nunca tinha enxergado isso desse jeito!” –, aí você pode dar graças: você está tendo uma experiência poética, que é ao mesmo tempo, religiosa: no sentido que liga você a um centro de significação e de sentido […] O cotidiano é o grande tesouro, como diz um filósofo [Josef Pieper]: admirar-se do que é natural é que é o bacana; admirar-se desta água aqui, quem é que se admira da água, a que estamos tão habituados? Mas a alma criadora sensível, um belo dia se admira desse ser extraordinário, essa água que está tremeluzindo aqui na minha frente e, na verdade, eu não entendo a água, eu não entendo o abacaxi, eu não entendo o feijão. Alguém aqui entende o feijão? […] O cotidiano tem para mim esse aspecto de tesouro (apud, LAUAND, 2011).

Atualmente nosso Centro de Estudos Júlio Verne é membro do Centro de Estudos e Pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – CEMOROC/FEUSP, e do Grupo de Pesquisas Movimentos Docentes da Universidade Federal do Estado de São Paulo – MD/UNIFESP, onde estudamos e pesquisamos Educação, Filosofia, Psicologia, Psicanálise e Literatura. Perpetua o sonho daqueles intelectuais pioneiros, fornecemos novos subsídios intelectuais e teóricos, para aprimorar a Metodologia de Ensino Humanista e Humanitária do Júlio Verne.

“Júlio Verne” está em nossas digitais, não paramos de sonhar, estudar e pesquisar novas metodologias educacionais, por isso que somos um Centro de Estudos.

Agradecemos aos alunos que por aqui um dia passaram e deixaram suas marcas. Alunos que hoje são médicos, dentistas, engenheiros, advogados, contadores, professores, biólogos, químicos, psicólogos, teólogos, filósofos, matemáticos e muito mais. Agradecemos também os intelectuais que idealizaram esse projeto em 1971.

Agradecemos de forma especial toda equipe que atualmente compõe o Centro de Estudos Júlio Verne.
In Memoriam: Maria da Penha Ribeiro Ribas Cardone.

“São as águas de março fechando o verão; É a promessa de vida no teu coração” (Tom Jobim).

Prof. Dr. Alexandre Medeiros (Pós-Doc – FEUSP) Diretor Acadêmico