Ensino Fundamental II

Adolescência: transformações biológicas, psicológicas, conteúdos escolares mais complexos. São os desafios desta fase e como orienta a BNCC “é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação”.

Educadores: Sabem que serão desafiados por estes estudantes que estão na busca por respostas. Precisam ser mediadores dedicados que compreendem a mente humana e os muitos obstáculos enfrentados durante a sua formação, mas também proporão desafios a fim de que esses alunos percebam o seu valor e potencial.

Ferramentas: Engajá-los neste mundo em que a cultura digital é predominante, mas que deve ser vista como mais uma ferramenta na busca do saber. E sempre os livros, a experimentação, o debate, o trabalho em grupo, a pesquisa, a construção.

Inspiração: segundo Rubem Alves, “O novo tipo de professor é um professor que não ensina nada, é um professor de espantos. O objetivo da educação não é ensinar coisas, é ensinar a pensar, criar na criança a curiosidade. Deve provocar a criança e estimulá-la a perguntar. A missão do professor não é dar respostas prontas, a missão do professor é provocar a inteligência do aluno, o espanto e a curiosidade”.

Resultado: O aluno dos anos finais do Ensino Fundamental precisa terminar este ciclo autônomo na sua busca por respostas.

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